West Side Story é um filme magico. Uma adaptação de Romeu e Julieta para tratar de problemas que ocorreram na década de 1950 nos Estados Unidos. Um musical surgido na Broadway e transferido para o cinema.
O filme conta a História de Tony e Maria. Ele branco americano e ela latina nascida em Porto Rico. Eles vivem um amor intenso em meio a uma briga de gangues americanos (Jets) e Latinos (Sharks).
O filme transcorre no debate da imigração latina para os Estados Unidos e como essa população era vista pelos próprios americanos mais nacionalistas. O único problema comum que inicialmente une as duas gangues é a polícia que neste período também é preconceituosa e não permite qualquer tipo de manifestação juvenil nas ruas.
Os americanos na década de 1950 eram vistos como o simbolo do avanço econômico e social. Esse simbolo gerava um fervor na população mundial, junto com isso tínhamos a propaganda americana do American Way o of Life despertando o interesse em especial da população da América latina de construir uma vida melhor.
O filme é uma ótima fonte para de analisar a sociedade americana e os imigrantes residentes no país durante a década de 1950. Junto com todas as expectativas que rodeava a sociedade mundial a respeito dos avanços econômicos dos Estados Unidos.